Páginas

sábado, 19 de julho de 2014

Jamais esquecer!


"Nenhum dia amanhece, para um escravo", escreveu um negro liberto. "E esse amanhecer também não é buscado. Para o escravo, é sempre noite. Noite para sempre".

Um nativo do Mississipi, branco, foi ainda mais direto: "Eu preferia estar morto", disse ele, "a ser um crioulo nessas grandes fazendas". 

Um escravo chegava ao mundo em uma cabana de um quarto e chão de terra, congelante no inverno e escaldante no verão. Cabanas de escravos geravam pneumonia, tifo, cólera, tétano, tuberculose. As crianças que sobreviviam o suficiente para serem mandadas para os campos aos 12 anos, tinham dentes podres, vermes, disenteria, malária. Menos de 4 em 100 chegavam aos 60 anos. 

O trabalho começava ao nascer do sol, e continuava enquanto houvesse luz. 14 horas, às vezes - a menos que houvesse lua cheia, pois então durava ainda mais. 

No quarteirão dos leilões, os escravos tinham que pular e dançar para mostrar a sua agilidade, e eram despidos para demonstrar quão poucas chicotadas precisavam. 

Os compradores os cutucavam e apertavam, examinavam seus pés, olhos e dentes. "Precisamente", lembra um ex-escravo, "como um jóquei examina um cavalo".

Um escravo podia esperar ser vendido ao menos uma vez em sua vida. Às vezes, duas; talvez mais. 

Dado que casamento entre escravos não tinha valor legal, os pastores mudaram os votos de união para "até que a morte ou a distância os separe".

"Você sabe o que eu faria ? Se visse que ia ser escravo novamente ? Eu conseguiria uma arma e acabaria com tudo de uma vez por todas. Porque você não é nada além de um cão. Nada mais que um cão".

Alguns escravos recusaram-se a trabalhar. Alguns fugiram. Ainda assim, os negros lutaram para manter suas famílias unidas. Criaram sua própria cultura sob as piores das condições. E ansiaram pela liberdade.

Você pode nocauteá-los!


O meu pai costumava dizer assim: "Você não pode vencer os brancos em nada. Nunca. Mas você pode nocauteá-los. Se você tiver 6 e ele tiver 5, ele vence. Se você é negro, não pode deixar a decisão ir para o juiz. Porque você vai perder. Não importa o quanto você tenha batido no outro [lutador]". 

Larry Holmes versus Gerry Cooney é o exemplo perfeito da VIDA. Larry Holmes meteu a porrada no Gerry Cooney por 11 assaltos. Ele o nocauteou no 11o assalto, e a luta terminou. O Gerry estava sangrando muito, apanhou a luta inteira. Quando foram olhar as pontuações dos juízes, Larry Holmes estava PERDENDO a luta. Se ele não tivesse nocauteado o outro, teria perdido o título.

E essa é essencialmente a experiência do negro. Você é sempre negro, e sempre vai haver uma reação exagerada, de uma maneira ou de outra. Hahaha. A respeito da sua presença. Seja boa ou má. 

Só por deixarem o Jackie Robinson (primeiro jogador negro de baseball profissional, iniciou a carreira na liga principal em 1947) jogar, não quer dizer que o baseball é igual para todos. Estatisticamente, o baseball não foi igual até os anos 70. E por que eu digo anos 70 ? Porque, foi quando começamos a ver jogadores negros RUINS.

A verdadeira igualdade, é a possibilidade de ser tão ruim quanto o homem branco. Este é o sonho do Martin Luther King tornado realidade. É poder ser ruim.

Eu vejo as cerimônias do Oscar. Ok, essas são as pessoas que fizeram os filmes bons. Onde estão as pessoas que fizeram os filmes ruins ? Eles são a maior parte da indústria.

Eu quero ser como eles! Não que eu queira ser ruim. Eu quero a licença para ser ruim e ter a chance de voltar a atuar. A licença de aprender.